
A comédia norte-americana The Office retrata a rotina da fictícia Dundler Miflin um escritório de vendas de papéis. Por ser uma comédia, obviamente alguns acontecimentos beiram ao absurdo, entretanto, outros acontecimentos também beiram o absurdo devido ao fato de serem tão parecidos com a rotina de qualquer escritório da vida real.
Quem já trabalhou em escritório rapidamente se identifica, e aqui no artigo apontamos algumas lições que a aclamada série nos deixou (atenção com os spoilers):
1 – Problemas pessoais
Steve Carell interpreta Michael Scott, um chefe que passa o tempo todo tentando ser a pessoa mais engraçada com piadas forçadas e inconvenientes e é um péssimo gestor. Num episódio ele tenta resolver conflitos pessoais dos colegas de trabalho colocando-os um de frente com o outro em um debate em que ele é o mediador, na frente de toda a equipe que formam uma espécie de jurado. Óbvio que não dá certo pois problemas pessoais, são pessoais e devem ser resolvidos de modo particular de modo que não afete a relação profissional.
2 – Seu colega pode um dia ser um grande amigo
Durante a série a recepcionista Pam e o vendedor Jim, passam o expediente todo atazanando a vida do sub-gerente e dono de fazenda de beterrabas Dwight Schrute, pelo seu jeito excêntrico, e este, devolve à altura utilizando seu “poder hierárquico”. Com o passar do tempo ao se conhecerem melhor em seus âmbitos pessoais, eles se tornam grandes amigos: Dwight vira padrinho de casamento de Jim e Pam.
3 – Pensamento positivo
Em um episódio um novo chefe, Robert California, chega na empresa e esquece uma lista com o nome de todos os funcionários separado por colunas “A” e “B” em cima da mesa da recepção. Logo que um funcionário encontra, de imediato ele se reúne com os colegas para tentar adivinhar o que seria a tal lista e óbvio o caos se instaura pois todo tipo de cenário trágico é especulado. Desde uma lista de dispensas até uma batalha entre lado A e lado B. No final das contas, o chefe apenas tinha separado os aniversariantes por semestre para dar um presente diferente ao final de cada período!
4 – Brincadeira tem hora
Jim foi chamado a atenção devido ao modo desleixado de se vestir. No dia seguinte ele aparece de smoking como provocação, justo no dia em que o novo gerente da empresa começa a trabalhar. Resultado: Jim recebeu uma advertência.
5 – Polêmica do bolo
As maiores brigas e tretas da série geralmente eram em torno de coisa fúteis como a escolha do sabor do bolo do aniversariante. Saiba a hora de ceder certas coisas aos seus colegas e não leve para o pessoal ao ser contrariado. Foque no que é importante de fato.
Comentários