
Com certeza você já deve ter lido ou visto algum conteúdo anunciando sobre o novo método de pagamento instantâneo brasileiro, o Pix.
Essa novidade está oficialmente disponível desde o dia 16 de novembro para todas as pessoas e empresas que possuem uma conta corrente, conta poupança ou uma conta de pagamento pré-paga em uma das 762 instituições aprovadas pelo Banco Central.
Mas você sabe o que é o Pix e quais seus benefícios para pequenas e médias empresas?
Então continue na leitura desse artigo e saiba todos os detalhes sobre esta novidade financeira!
O QUE É O PIX?
Desenvolvido pelo Banco Central (BC), o Pix é uma tecnológica e inovadora forma de pagamentos instantâneos que surgiu com a intenção de diminuir o tráfego de cédulas em papel, otimizar e agilizar os processos de transações, pagamentos e transferências eletrônicas, e também para proporcionar competição entre os meios de pagamento, visando a redução de custos por serviços financeiros mais qualificados e seguros.
COMO O PIX VAI BENEFICIAR PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS?
Uma das consequências positivas da utilização do Pix é a diminuição total no uso dos tradicionais sistemas de pagamento TED (Transferência Eletrônica Disponível) e DOC (Documento de Ordem de Crédito).
Esses métodos tradicionais costumam ser caros para empresas que utilizam bastante esses recursos, com custos significativos para empresas que dependem somente destes sistemas. Mas esta realidade mudará.
Para pessoas físicas na situação de pagante, o uso do Pix é gratuito, já para empresas, o Pix terá um baixo custo, que nem se compara com o custo do TED ou DOC.
Através da leitura de QR Code as empresas poderão fazer o pagamento de taxas e impostos governamentais em questão de segundos, sem burocracia ou demora. E o melhor, a qualquer hora em qualquer dia.
Uma das grandes vantagens do Pix é sua disponibilidade 24horas por dia, nos 7 dias da semana. Não é preciso esperar dias úteis para receber, pagar ou confirmar pagamentos. Além disso, também será possível fazer o pagamento de fornecedores, salários e conta de luz através do Pix.
Desde o dia 05 de outubro, pessoas e empresas puderam realizar o cadastro das Chaves Pix, um jeito simples de identificar a conta que vai receber pagamentos e transferências de uma forma muito mais prática.
Para começar a utilizar o Pix é necessário cadastrar uma Chave Pix, que pode ser CPF,CNPJ ou qualquer combinação de números que não tenha ligação com alguma documentação, se preferir. Este também é um benefício do Pix que propõe mais segurança durante transações financeiras, já que não é necessário informar dados pessoas ou da conta e agência para receber pagamentos ou transferências. Uma Chave de acesso ou mesmo a leitura de um QR Code através da câmera dos celulares, e o pagamento será feito com sucesso.
ALGUNS DOS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO PIX
Estrutura ampla de participação, possibilitando pagamentos entre instituições distintas;
Versatilidade: Instrumento multiproposta, que pode ser usado para pagamentos independente de tipo e valor da transação, entre pessoas, empresas e governo;
Integrado: Informações importantes para conciliação poderão cursar junto com a ordem de pagamento, facilitando a automação de processos e a conciliação dos pagamentos.
COMO O PIX PODE SER UTILIZADO?
Para transferências e pagamentos no estilo:
• entre pessoas (transações P2P, person to person);
• entre pessoas e estabelecimentos comerciais, incluindo comércio eletrônico (transações P2B, person to business);
• entre estabelecimentos, como pagamentos de fornecedores, por exemplo (transações B2B, business to business);
• para transferências envolvendo entes governamentais, como pagamentos de taxas e impostos (transações P2G e B2G, person to government e business to government).
fonte: Banco Central do Brasil
A 108 USARÁ O PIX?
Pensando sempre no melhor serviço para os clientes, a 108 vai fazer parte desta inovação financeira. Inclusive, Chaves Pix já foram cadastradas. Tudo que envolve agilidade, qualidade, conforto, segurança e redução de custos são integrados a 108.
Comentários