A educação financeira é essencial para quem busca alcançar grandes objetivos. Valorizar o trabalho para se obter o dinheiro, pensar em resultados sempre usando o tempo a seu favor, entender a diferença entre perder dinheiro e deixar de ganhar dinheiro, entender que muitas vezes o barato pode sair caro, essas e outras mais são mentalidades a serem desenvolvida. E esse é o papel central da educação financeira e que muitas vezes não é dito porque não vende, ou não gera cliques nas pesquisas.

Bom, mas se você está aqui é porque está interessado em saber mais ou até desenvolver essa mentalidade se já não tive, certo? Para isso recomendamos a leitura desse blog post, educação financeira é tudo sobre mentalidade financeira. Boa leitura!

A educação financeira ensina como atingir seus objetivos de vida a partir de dois pilares básicos: o valor do dinheiro e o uso do dinheiro como ferramenta.

Educação financeira é mentalidade financeira

Imagine uma vida em que todas as pessoas são conscientes sobre o valor do dinheiro, sabem economizar, não compram por impulso, não compram coisas que são desnecessários para os seus objetivos.

É difícil imaginar, porque até mesmo eu e você podemos ser vítimas de maus hábitos em relação ao nosso dinheiro.

Está aí a questão toda, nós não nascemos sabendo qual é o valor do dinheiro e como utilizar da melhor maneira. Não fomos programados para isso, não existe um instinto ou reflexo natural que nos ajuda, pelo contrário até nos atrapalha.

Então, é mais uma questão de desenvolver a capacidade de enxergar o dinheiro como uma ferramenta e não como o fim. Assim, como um carro. O carro serve para atingir o objetivo de transportar de forma segura e com agilidade para um lugar, o carro pode ter um design fabuloso, controle automático, painel inteligente, e no final se você não tiver um motor ele não vai te levar a lugar nenhum.

A medida que enxergamos o dinheiro como sendo o motor para nos levar aos nossos objetivos vamos começar a entender o valor do dinheiro melhor.

E a medida que entendemos o valor do dinheiro passamos a encarar a vida e os objetivos em uma perspectiva de longo prazo, que é a mentalidade ideal para atingir resultados expressivos financeiramente falando!

O valor do dinheiro

O dinheiro pode ser um papel, um código criptografado, no caso criptomoedas, pode ser um pedaço circular de um metal com um selo. Mas o que faz do dinheiro algo que representa valor e que é tão desejado por todos?

O valor por trás do dinheiro está no trabalho que alguém realizou, o tempo gasto para gerar um valor ou suprir uma necessidade. Fazer o exercício de entender isso, começamos a entender o que é a inflação por exemplo, que é quando temos mais papel que representa o dinheiro do que o trabalho feito, ou o tempo gasto, e aí o valor dinheiro papel passa a ser menor, tem muito papel, então os produtos passam a valer mais papel do que antes, e assim por diante.

Mas o que tudo isso vai me ajudar a ter educação financeira, ou mentalidade financeira? É aí que começa o processo de tratar o dinheiro com mais atenção e não de maneira superficial.

Quando damos importância ao dinheiro, às finanças e investimentos, não estamos falando sobre ambição e lucros, e sim sobre proteção e segurança.

Ou seja, sabendo cuidar da sua vida financeira com consciência, a chance de você passar por apuros no futuro, ou de ter o seu trabalho e seu tempo desvalorizado, serão muito menores.

Usando o dinheiro para alcançar objetivos

Partimos aqui do ponto que não estamos todos no mesmo patamar de remuneração. Não ganhamos a mesma quantidade de dinheiro, somos classificados por nossa renda e por nossa capacidade de ganhar dinheiro.

No entanto, independente disso, podemos ser bem-sucedidos e independentes financeiramente de forma suficiente para alcançarmos nossos objetivos pessoais. E esse deve ser o nosso foco, quando se fala em educação financeira você sempre vai escutar a mesma pergunta: onde você quer chegar? Qual é o seu objetivo?

E na sequência outras duas perguntas devemos nos fazer: quanto tempo estou disposto a despender para alcançar esse objetivo? E o que estou disposto a sacrificar?

O objetivo de uma educação financeira consistente é o de tornar o indivíduo consciente para todas as decisões que envolvam dinheiro, ou seja, que ele esteja ciente das oportunidades e riscos de todas as ações que pode tomar.

Saber ganhar dinheiro, economizar dinheiro e investir dinheiro é extremamente importante garantir não só o seu futuro, mas a segurança e proteção contra as intemperes do mundo das mudanças.

Aqui vai uma lista de coisas que você já deve estar acostumado a ouvir quando o assunto é educação financeira:

  • Ganhe, economize e invista
  • Estipule metas
  • Viva um degrau abaixo
  • Tenha objetivos de curto, médio e longo prazo
  • Esteja preparado para imprevistos financeiros
  • Saiba a diferença entre preço e valor
  • Busque informação e conhecimento

Apenas a consciência da importância da educação financeira não é o suficiente. É preciso viver na prática, até se tornar um hábito, uma mentalidade ou até uma cultura.

No Brasil temo o número de 3.261.876 entre pessoas físicas e jurídicas que investem seu dinheiro para proteger e aumentar o seu patrimônio. Isso representa 1,6% da população brasileira enquanto que nos EUA a porcentagem de pessoas que investem seu dinheiro é de 65%.

Conclusão

Não é só sobre como evitar desperdícios, ou como gastar melhor deu dinheiro. É sobre criar a cultura de enxergar valor no dinheiro. Você valoriza o seu dinheiro, quando trabalha para obter ele, quando você organiza suas despesas, quando você faz uma pesquisa na hora de uma compra, quando investe em inovação na sua empresa, quando você contrata uma pessoa para agregar valor à sua empresa, quando você declara seu imposto, quando você se recusa a participar de qualquer ato ilícito para ganhar dinheiro.

É essa cultura que faz da sua vida financeira, e da vida financeira de sua empresa, uma prioridade. E é pesando dessa forma que você alcança resultados, independência e proteção contra dias difíceis.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Somos da 108 BPO e caso queira nos conhecer melhor fique à vontade para entrar em contato!

Conte com a gente para tirar outras dúvidas sobre a gestão financeira do seu negócio!