
É comum que todo empreendedor esteja buscando estratégias e recursos para otimizar e melhorar os seus processos, produtos e vendas. Entre as estratégias de processos financeiros o BPO, a Consultoria e a Assessoria são a estratégias mais utilizadas.
No entanto, é comum também confundirem BPO, Consultoria e Assessoria, levando a empresas contratarem serviços que no final não auxiliam de forma efetiva sua necessidade.
Portanto passa a ser muito importante conhecer os benefícios, o real conceito de cada termo, bem como, sua aplicação dentro de uma empresa e seu papel dentro do processo financeiro. Assim o gestor poderá avaliar e escolher qual método é o melhor para aplicar dentro de sua empresa.
Pensando nisso preparamos o blog post: Entenda a diferença entre BPO, consultoria e assessoria. Esperamos que seja esclarecedor e te sirva de apoio sempre que precisar. Boa leitura!
Então, o que é BPO financeiro? Como destacamos, essa prática prevê a terceirização dos processos de negócios, de acordo com a sigla. Assim, a companhia contrata funções e atividades de negócios, a exemplo do outsourcing de controladoria.
A Consultoria
A consultoria é um serviço mais relacionado ao aconselhamento sobre as decisões a serem tomadas. No caso financeiro, os especialistas analisam vários aspectos e recomendam o melhor caminho a seguir. Contudo, ele não se envolve de maneira prática com o processo.
Nesse processo, os profissionais de consultoria são capazes de oferecer treinamentos e palestras. Porém, a companhia precisa manter uma equipe interna voltada para todas as atividades operacionais — e isso exige o custo operacional com essa equipe caso sua empresa ainda não tenha.
A consultoria financeira é mais indicada para os casos em que a organização precisa estar mais alinhada às tendências de mercado. Em outras palavras, nesse tipo de serviço ocorre um aconselhamento sobre oportunidades. Por exemplo, um consultor financeiro ajuda a empresa aconselhando os clientes sobre oportunidades de investimento.
O consultor também pode ser chamado para implantação de projetos, como por exemplo, Sistema de Qualidade Total, Gestão Orçamentária, estruturação do financeiro entre outros.
A Assessoria
Por sua vez, na assessoria há um auxílio técnico prestado por um assessor. É um trabalho mais a longo prazo. O profissional oferece um auxílio técnico que vai desde o desenvolvimento de um projeto até a execução de um serviço. Ou seja, o assessor “coloca a mão na massa”.
Na assessoria financeira, por exemplo, o profissional faz um diagnóstico sobre o estado financeiro-econômico da empresa, identificando problemas e oportunidades de melhorias e atuando junto para resolvê-los.
No entanto, o assessor também exige uma equipe interna bem consolidada. Ele atua pontualmente, em vez de dar continuidade ao projeto.
O BPO
O BPO, que significa Business Process Outsourcing, é quando uma empresa contrata outra empresa especializada em desempenhar tarefas de um determinado setor. Atualmente, o BPO atuar em diferentes setores de um negócio, como:
- Departamento Pessoal;
- Financeiro;
- Contábil;
- Fiscal e Tributário;
- Compras.
Ou seja, o que determina a sua contratação é a necessidade apresentada por uma empresa. Um BPO conta com profissionais especializados em um assunto para atuarem na administração de um negócio.
Agora que você já sabe o que é BPO, chegou o momento de apresentar um detalhe importante, que são os seus benefícios. Vamos lá?
Os benefícios de um BPO
É provável que você já tenha notado uma série de benefícios por trás de um BPO. Afinal de contas, ele atua como um parceiro de negócios para uma empresa e não apenas um serviço.
Sendo assim, nós separamos os principais benefícios que uma empresa encontra quando ela contrata um BPO, seja ele qual for. Confira:
- Redução de custos;
- Aumento da produtividade;
- Melhores recursos à sua disposição;
- Foco na atividade principal da sua empresa;
- Tecnologia atuando ao seu lado;
- Informações confiáveis nas suas mãos.
É nítido que o trabalho de um BPO é indispensável para uma empresa que deseja otimizar os seus processos e alcançar grandes resultados. Com um BPO como parceiro, o empreendedor tem à sua disposição profissionais experts para contribuir com o seu negócio e garantir a eficiência em todos esses processos.
Conclusão
Então por que BPO é a melhor opção para aumentar a eficiência dos processos e assegurar sua melhoria contínua? Porque ele vai ser uma parte de todo o processo financeiro da sua empresa, vai ser parte da sua empresa, não é à toa que as empresas que contratam um BPO financeiro são chamadas de parceiras e não apenas de clientes.
E você, o que achou da possibilidade de aplicar o conceito de BPO no financeiro da sua empresa?
Caso você tenha identificado que BPO financeiro é para a sua empresa, venha nos conhecer, entre em contato com nossa equipe, a 108 BPO.
E conte com a gente para tirar outras dúvidas sobre a gestão financeira do seu negócio!
Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Comentários