
Todo plano de negócio tem como base uma estratégia financeira com o objetivo de gerar lucro. No entanto é muito comum empreendedores deixarem de lado a parte da estratégia e cuidarem apenas do produto ou serviço com a expectativa de que no final o lucro vai vir como consequência do trabalho.
Muitas pessoas ainda não entendem a necessidade de montar uma estratégia financeira para o seu negócio, pois acham mais fácil dar o pontapé inicial e depois ir ajustando os pontos que precisam, do que parar para fazer essa análise.
Talvez por desconhecerem seus benefícios, ou talvez por não se acharem capazes de fazer um bom plano estratégico. Mas hoje você vai poder aprender de maneira simples como é possível definir uma estratégia financeira.
Preparamos o blog post (6 passos para montar uma estratégia financeira) pensando em você. Boa leitura!
Finanças separadas
Não misture dinheiro particular com o dinheiro do seu negócio. Um erro que é cometido por quem está iniciando um negócio é misturar o dinheiro que vai investir com o dinheiro dos gastos pessoais.
Isso pode causar alguns problemas no futuro, tanto em relatórios financeiros de gastos e lucros como na hora de prestar contas para a receita. Além disso, misturar as duas coisas pode não dar uma visão real de como está indo o seu negócio.
Quando você separa as duas coisas você tem uma visão real do fluxo de caixa no futuro, consegue controlar melhor as contas a pagar e a receber e ver como está a situação financeira da empresa.
Tenha uma reserva para investimentos
Caso em seu planejamento financeiro você já tenha definido quanto vai investir em cada área do seu negócio, ainda assim tenha sempre em mente que o objetivo de crescimento da empresa. Pois, certamente no futuro novas áreas serão criadas ou ampliadas e manter sempre uma reserva de investimentos vai ser fundamental.
Comece separando verba de investimento para cada área, por exemplo, quanto irá investir em marketing, em contabilidade, na área administrativa, jurídica e etc.
É sempre bom pesquisar sobre dicas do que considerar na hora de separar essa verba, quanto geralmente você pode investir em cada área, quanto cada profissional ganha. Só, assim você vai saber quanto realmente pode investir e não ter gastos desnecessários.
Pesquise sempre por fornecedores
Um ponto importante na hora de criar a sua estratégia financeira é saber a média de gastos com materiais internos e externos, por exemplo, os materiais do escritório e materiais de limpeza.
Por isso é muito importante pesquisar diferentes fornecedores, analisando o preço de cada material e a qualidade.
Não considere apenas o valor, pois se não for um material de qualidade pode te dar um problema maior e ainda por cima gastar mais do que o necessário.
Por exemplo, para abrir um consultório odontológico em que um dos procedimentos a realizar será lente de contato para os dentes, é necessário pesquisar pelo menos três fornecedores e avaliar a qualidade dos materiais e a imagem da marca no mercado, além de fatores como assistência e durabilidade.
Simule diferentes cenários
É muito importante no planejamento estratégico financeiro você simular cenários.
O cenário que você vai entrar é incerto de várias formas. A economia sempre passa por mudanças e algumas delas podem ser drásticas. Além disso, o gosto do consumidor pode mudar também, além de desastres naturais, entre outros cenários.
Também podem surgir oportunidades de negócios que vai fazer sua empresa subir no mercado e você vai precisar estar preparado com mão de obra, materiais e processos que podem mudar.
Você precisa estar preparado para todos os tipos de cenários e precisará considerar eles na sua estratégia financeira também, pois tudo precisa de investimento.
Crie simulações para três tipos de casos:
Pessimista: algum acontecimento que pode ocorrer na redução de lucros da empresa;
Realista: cenário que vai se basear em hipóteses prováveis de acontecer no seu negócio;
Otimista: oportunidades de negócios que podem surgir.
Em qualquer uma dessas simulações, sua empresa precisa estar preparada e ter uma verba para qualquer situação que ocorrer. Isto vai diminuir a possibilidade de fracasso.
Pense nos custos de abertura
Você pode já ter toda a verba separada para o seu negócio, saber onde vai investir cada centavo do seu dinheiro, ter pesquisado os materiais, o lugar para locação, profissionais que irá contratar, e etc. Mas, sua verba também vai ser utilizada em outra parte que ainda não falamos, no processo de abertura da empresa.
Abrir uma empresa envolve alguns custos, como documentações de emissões de declarações e registro da marca, contratos e toda a parte jurídica da abertura.
Para não ter uma dor de cabeça, pesquise tudo que é necessário e o quanto irá gastar com essa parte, o valor de taxas que precisará pagar e etc.
Fazendo dessa forma, você terá uma visão real de gastos ao todo e não terá surpresas se falta verba em algum lugar.
Conheça o seu público
Pode ser que você ache que esse ponto não tem relação nenhuma com o planejamento estratégico financeiro, mas, acredite, tem sim.
Quando você cria um planejamento estratégico você precisa considerar para quem você irá oferecer o seu produto ou serviço e o que o seu público está buscando no mercado.
Nesse ponto você precisa fazer uma pesquisa aprofundada para conseguir mais informações sobre seu público, o consumidor do seu produto ou serviço.
Quando você pesquisa sobre o seu público e conhece seus gostos, suas necessidades e o que eles procuram, irá saber onde investir melhor para atrair essas pessoas.
Por exemplo, seu público-alvo tem pesquisado muito sobre quanto custa um clareamento a laser, sendo que você faz esse procedimento dental de forma simples.
E então você acaba identificando a oportunidade de investir em procedimentos mais avançados de clareamento. Dessa forma, você investe em materiais e procedimentos que o seu público procura.
Uma dica extra: Controle a empolgação
Abrir um negócio pode gerar ansiedade, principalmente se for pela primeira vez, mas não pode se deixar levar pela empolgação do momento.
Por mais que seja animador ter seu próprio negócio, é necessário ser racional nesse momento e analisar todos os pontos. Uma estratégia financeira tem que ser montada com muito cuidado para não deixar passar nenhum ponto.
Senta com calma e analise tudo com cuidado, e, se possível, contrate um contador para te auxiliar, pois caso tenha algum erro no processo ele pode te ajudar.
Essas dicas foram pensadas para te ajudar a entender como começar sua estratégia financeira antes de começar o seu negócio e para você entenda que os procedimentos podem ser mais simples do que imagina.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Considere entrar em contato com nossa equipe aqui da 108 BPO para tirar dúvidas e consultar nossos serviços de gestão financeira.
Conte com um time todo, a 108 BPO garante a gestão financeira do seu negócio.
Comentários