
Você não sabe por onde começar para implementar seu BPO Financeiro? Temos algumas dicas importantes para garantir o sucesso desse serviço na sua empresa.
Preparamos esse blog post pensando em contribuir para uma melhor implementação do BPO Financeiro na gestão da sua empresa. Boa leitura!
1. Comece de dentro para fora
A melhor forma de começar a implementar o BPO Financeiro no seu escritório é arrumar a casa antes de tudo.
Ao organizar sua própria gestão financeira, você terá muito mais chance de enxergar e mostrar os pontos fracos para o BPO Financeiro poder otimizar e estruturar a gestão.
Para isso, você deve padronizar os processos e utilizar ferramentas para facilitar o controle financeiro, emissão de documentos e importação de extratos bancários, por exemplo.
Ao organizar sua própria gestão financeira, você terá muito mais chance de enxergar e mostrar os pontos fracos para o BPO Financeiro poder otimizar e estruturar a gestão.
Para isso, você deve padronizar os processos e utilizar ferramentas para facilitar o controle financeiro, emissão de documentos e importação de extratos bancários, por exemplo.
2. Delegue o serviço a um profissional experiente
Para que o BPO funcione no seu escritório, não basta ter tecnologia — é preciso preparar um time com excelência, cultura forte e processos muito bem definidos.
Tarefas como conciliação bancária diária e gestão de todas as contas devem ser delegadas a um contador que domine a gestão financeira.
Já a apresentação de resultados e análise de dados podem ficar a cargo de um profissional com experiência consultiva e boa comunicação, que poderá traduzir termos e desvendar os números para o cliente.
Além disso, a ideia é que esse profissional de base mais consultiva treine e lidere uma equipe para ampliar a célula de BPO do escritório, assim ele forma mais consultores no time.
3. Mapeie todo o processo
O processo de BPO Financeiro pode ser um tanto complexo, exigindo que você mapeie cada etapa do serviço e crie um fluxo interno eficiente.
Não existe uma fórmula pronta — você terá que desenvolver suas rotinas e processos. Naturalmente, conversar com quem já atua no mercado ajudará bastante a entender esse desafio e oportunidade.
Você terá que padronizar as atividades, desenhar uma rotina financeira, definir ferramentas, testar processos e rotinas e estar atento ao controle de qualidade e melhoria contínua.
No final, você terá uma metodologia própria para prestar o serviço às empresas e poderá se diferenciar com base nesse know-how.
4. Defina seu público-alvo
Não adianta ter o melhor serviço de BPO se você não direcioná-lo para o público certo.
Hoje, um dos públicos-alvo com maior potencial são as pequenas empresas prestadoras de serviços, que querem focar no core business e deixar suas finanças nas mãos do contador.
Em comparação com a indústria e comércio, os processos são bem menos burocráticos e abrem caminho para a terceirização nessa categoria. Mas, ainda assim, o comércio oferece grandes possibilidades, as quais recomendamos estudar.
Além disso, as pequenas empresas são as que mais precisam do apoio na gestão financeira, pois têm dificuldades em realizar o controle internamente e avaliar seus resultados de forma eficiente.
5. Crie seus planos
Com a estrutura e equipe pronta, você pode criar planos de BPO Financeiro que se adaptam às diferentes demandas dos clientes.
O ideal é ter alguns pacotes padronizados e opções de serviços extras mais complexos que podem ser contratados por fora, conforme a relação com a empresa for evoluindo.
Você também pode segmentar seus clientes por porte, ramo de atuação, faturamento e qualquer outro critério que ajude a classificar as demandas e oferecer um BPO sob medida para cada realidade.
Essa segmentação também vai otimizar seus investimentos em marketing e treinamento do time.
Conclusão
É muito importante que se tenha em mente que contratar um BPO Financeiro para a sua empresa não tira a responsabilidade de a empresa se adaptar às mudanças que deverão ocorrer para implementação da gestão e dos processos.
Por isso um BPO Financeiro não é só um serviço, costumamos dizer que é um parceiro para o seu negócio.
Conte com a parceria da 108 BPO em gestão financeira para garantir as metas financeiras do seu negócio.
Caso tenha entendido que ter um BPO Financeiro é para a sua empresa, considere entrar em contato para obter mais informações e tirar dúvidas.
Entre em contato! A equipe 108 BPO aguarda pelo seu contato: (41) 99673-1685 / contato@108bpo.com.br
Comentários