Existem alguns sintomas que podem aparecer na empresa e que nos levam a crer que algo não está certo com a saúde financeira da empresa.

Talvez você já tenha sentido uma falta de fôlego nas finanças da empresa. É basicamente aquele sentimento de que estamos vendendo, vendendo muito, e no final não estamos vendo a cor do dinheiro, sabe?

Ou até pior, simplesmente não conseguimos pagar as contas da empresa com o que entra de faturamento.

Pensando nessa situação, comum entre empreendedores, foi que preparamos o blog post: 3 problemas financeiros que toda empresa deve evitar.

Vamos te explicar cada um dos três problemas e como você pode resolvê-los. Boa leitura!

1. Falta de capital de giro

Entre os três problemas, a falta de capital de giro dentro da empresa pode ser considerada o maior problema. Esse problema pode estar colocando em risco toda a sua cadeia produtiva.

Falamos isso porque o capital de giro é um indicador muito sensível e está em constante oscilação devido a forma como comercializamos os nossos produtos.

A falta de caixa em certos momentos pode estar sinalizando que está mais do que na hora de otimizar o capital de giro, e que já é hora de começar a implementar uma gestão de indicadores eficiente dentro do negócio.

Como resolver o problema de capital de giro?

Basicamente essas são três métricas que você precisa ficar de olho para otimizar o seu capital de giro, e assim, dar mais fôlego ao caixa da empresa:

  • Giro de estoque;
  • Recebimentos das vendas;
  • Prazo de pagamento aos fornecedores;

2. Vendas insuficientes para pagar as contas

Não ter venda o suficiente para pagar as contas é um problema que está diretamente ligado ao ponto de equilíbrio operacional da empresa.

Por isso a importância de se ter um indicador que mede exatamente o quanto o negócio precisa faturar para começar a lucrar contando com todo o processo de operação.

Como escapar dessa situação?

A solução para esse problema está no ponto de equilíbrio entre a margem de lucro da empresa (margem de contribuição total) e os custos fixos e variáveis da empresa.

Portanto busque maneiras de aumentar a sua margem de contribuição e reduzir os custos fixos, que são mais facilmente administrados.

3. Acertar a precificação ideal nas vendas

Como comentado no tópico anterior, sobre o preço de venda, quando você não calcula da forma correta isso vai impactar nos demais indicadores da sua empresa.

Seja no capital de giro, levando em conta que em alguns momentos é você vai precisar de uma antecipação de recebíveis, por exemplo. Ou ainda, na baixa margem de lucro, que acaba impactando na capacidade de garantir um capital de giro saudável.

O importante é buscar pelo ponto de equilíbrio do negócio através dos indicadores e de seu devido acompanhamento.

Como acertar o preço das vendas?

Para acertar na precificação de produtos, nós vamos deixar a nossa calculadora de preços para que você consiga precificar os seus produtos com base na margem de lucro ideal que você busque para a sua empresa.

Para definir o preço adequado de venda de um produto ou serviço você precisa analisar o equilíbrio entre o preço de mercado e o valor dos seus custos e despesas totais. O valor do seu produto deve ser igual ao custo das matérias primas ou hora de serviço, somado às despesas variáveis e fixas para realizar uma venda.

Como evitar problemas financeiros?

É preciso entender toda a estrutura de custos do negócio, bem como gerar os indicadores financeiros com eficiência e fazer o devido acompanhamento. Não tem como escapar da gestão financeira da empresa e achar que é só vender que as coisas se resolvem.

Não podemos ser reativos a um problema financeiro. Até porque no final vamos estar apagando incêndio atrás de incêndio, e nada de ver a empresa crescer.

Para finalizar essa conversa aqui vai um conselho de amigo, muitas empresas têm adotado a estratégia de formar parceria com um BPO financeiro.

Ter um BPO para a sua empresa é basicamente contar com um time especializado que vai oferecer um suporte mais detalhado da gestão financeira do seu negócio.

Caso queira saber mais sobre como funciona o trabalho de um BPO financeiro dentro da sua empresa, entre em contato com nossa equipe da 108 BPO.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

E conte com a gente para tirar outras dúvidas sobre a gestão financeira do seu negócio!