Uma das maiores vantagens e motivos mais comuns para investir em planejamento financeiro para startups é, a capacidade de prever cenários tanto positivos quanto negativos com mais clareza e ser mais proativo quando for necessário gerir uma crise.  

Como por exemplo, se você conseguir antecipar um possível problema que ainda não apareceu e montar um plano de ação para solucionar caso isso aconteça.

Por que é importante ter um planejamento financeiro?

O principal objetivo é buscar resultados maiores assim como um desempenho melhor, pois é praticamente impossível empreender sem manter um acompanhamento sério da saúde financeiro de seu negócio.

Benefício de um planejamento financeiro para Startups

Um dos benefícios é o acompanhamento do ROI (retorno sobre investimento). Ele avalia a saúde financeira do seu negócio, uma responsabilidade diária e constante. Dessa maneira, será possível entender se você está tendo lucros ou prejuízos. 

É possível descobrir a situação atual pelo seguinte cálculo:

ROI = ganhos – dinheiro investido / dinheiro investido

Caso o resultado seja preocupante, um planejamento financeiro irá te ajudar em uma adaptação ágil e eficiente para atender às necessidades e carências que o negócio apresenta.

5 PASSOS PARA CRIAR UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Sabendo da importância de uma boa gestão financeira, vamos mostrar o passo a passo para um um planejamento financeiro mais eficaz.

1) Investigue o seu planejamento atual

Faça uma análise minuciosa da atual situação da empresa. Assim é possível analisar os pontos fortes e fracos do planejamento financeiro vigente.

2) Esteja atento ao mercado

O comportamento do mercado é que direciona cada ação a ser exercida pela empresa, para evitar um grave risco externo.

3) Planeje as metas e objetivos

Depois de analisar bem a atual situação da empresa, pode-se observar as forças e fraquezas, dados relevantes sobre o mercado. Agora é hora de estabelecer as metas e objetivos. Criar um cronograma de prazos também irá te ajudar.

4) Defina orçamentos a curto e a longo prazo

Após as metas e objetivos já terem sido identificados o próximo passo é validar o orçamento necessário. Para facilitar o controle e acompanhamento é indicado fazer um plano de ação para estes períodos: mensal, trimestral, semestral e anual.

Pois com o decorrer do tempo é possível revisar esse plano de ação e remanejar as finanças para uma abordagem mais eficaz.

5) Escolher os indicadores para utilizar

Para descobrir quais indicadores utilizar, é importante lembrar que para cada negócio pode-se estipular as métricas que fazem mais sentido para a sua realidade.

No entanto, vamos apresentar alguns indicadores essenciais para um crescimento saudável da empresa.

– Rentabilidade;

– Liquidez corrente;

– Lucratividade;

– Geração de caixa.

Conclusão

Se você percebe que sua performance financeira está abaixo do que é esperado, talvez seja hora de reajustar as abordagens para alcançar as metas a curto, médio e longo prazo.

Como vimos, gerir seus recursos financeiros com cuidado também é uma vantagem competitiva que te ajuda a sair na frente da concorrência.

E isso pode ficar ainda mais simples e ágil com a contratação de serviços de terceirização financeira.

Caso queira saber mais sobre como funciona o trabalho de um BPO financeiro dentro da sua empresa, entre em contato com nossa equipe da 108 BPO.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

E conte com a gente para tirar outras dúvidas sobre a gestão financeira do seu negócio!