Quando o empreendedor consegue colocar seu sonho do papel na prática, de começar o seu negócio próprio, prosperando e se tornando cada vez mais competitiva no mercado em que atua, não se pode esquecer de outros detalhes para que esse sonho não vire pesadelo.

Os motivos que levam um empreendedor a fechar a empresa antes de completar dois anos de existência podem variar desde problemas anteriores à abertura do negócio até falhas durante a gestão. Com toda a complexidade do empreendedorismo, pode ser difícil coordenar as atividades operacionais e estratégicas.

Segundo Sebrae demonstra que 27% das organizações não completam sequer um ano de vida.

Para que você possa evitar os erros mais comuns, vamos apresentar alguns motivos que são fatais para a longevidade de qualquer empreendimento.

Alguns motivos que levam ao fechamento das empresas

Entender porque as empresas fecham é o que todo empreendedor quer saber para evitar cair nessa armadilha.

  • Não estudar o mercado antes de empreender
    Antes de abrir o negócio é necessário analisar o mercado e verificar se você possui um diferencial daquele produto ou serviço ou será apenas mais um entre outros.

  • Falta de planejamento financeiro
    Não ter um controle efetivo de seus custos e aplicações financeiras é outro erro muito comum. Identifique as prioridades e principalmente nunca esqueça de sempre estar de olho no seu fluxo de caixa.

  • Não ter profissionais capacitados
    Quando vai estruturar sua equipe é preciso analisar se estão capacitados, tanto na parte operacional como na parte comportamental. E que estejam muito comprometidos com você nessa trajetória.

  • Não ouvir o cliente
    É preciso estar atento a cada necessidade, anseios, expectativas do seu cliente. Para sempre estar de prontidão e atender da melhor maneira possível e fidelizar seu consumidor.

  • Deixar de investir no marketing
    Investir nas ferramentas de marketing é um item que não pode faltar na sua empresa. Ainda mais no momento que tudo está on-line e se destacar no mercado é primordial para seus negócios.

  • Não ter comunicação assertiva
    A comunicação é o que leva ao sucesso e o que leva ao fracasso também, ou seja, se existir uma comunicação bem alinhada entre os integrantes da empresa, o alcance do objetivo é possível. Mas se há ruídos e mal-entendidos, as chances de terem muita dor de cabeça é grande.

Conclusão


Saber os principais motivos que levam ao fechamento de uma empresa, é muito importante para o empreendedor tentar evitar estes acontecimentos e se acaso já estiver no caminho da falência, tentar reverter a situação.
Agora que você adquiriu este novo conhecimento, ter um BPO para a sua empresa é basicamente contar com um time especializado que vai oferecer um suporte mais detalhado da gestão financeira do seu negócio.

Caso queira saber mais sobre como funciona o trabalho de um BPO financeiro dentro da sua empresa, entre em contato com nossa equipe da 108 BPO.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

E conte com a gente para tirar outras dúvidas sobre a gestão financeira do seu negócio!