
Você sabe qual a importância do orçamento empresarial? Aplica no seu dia a dia?
Saber a meta de faturamento da sua empresa nos próximos anos. Quais as despesas operacionais e sua projeção de custos. De onde e para onde irão seus lucros. Tudo isso faz parte do orçamento empresarial.
Se você tem interesse em melhorar o desempenho do seu empreendimento, aprender mais e melhorar muito a gestão do seu negócio, fique com a gente para entender mais sobre este assunto.
Neste artigo vamos mostrar os 5 erros mais comuns e que precisam ser evitados para que os resultados não sejam afetados.
O QUE É O ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Orçamento empresarial é a ação de estimar, planejar e organizar os investimentos, as despesas e os ganhos que sua empresa terá em um período futuro, como em 1, 2, 3 ou até 10 anos.
É uma técnica que auxilia sua empresa a prever resultados futuros, podendo evitar obstáculos que poderiam interferir nesse período através do acompanhamento dos resultados.
Muito importante para o bom desempenho dos seus negócios e tem o poder de evitar grandes problemas. Seu objetivo é tornar seu trabalho menos dificultoso, e seus resultados muito mais satisfatórios.
5 ERROS SOBRE ORÇAMENTO EMPRESARIAL
1 – NÃO RECONHECER A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Um orçamento empresarial bem estruturado significa cuidar do futuro da sua empresa, e ignorar essa importância seria a mesma coisa que ignorar a importância da contabilidade geral para o seu negócio.
É por isso, que tantas empresas acabam se endividando ou perdendo grandes oportunidades. Por causa da falta de planejamento, elas acabam não desenvolvendo estratégias para o alcance das metas, e assim ficam perdidas durante o processo.
Então, para evitar grandes problemas, pense no orçamento como um investimento a longo prazo, como algo que você precisa obter e não como algo que você pode escolher não ter. Com ele, suas chances de sucesso serão muito maiores.
2 – NÃO RECONHECER A IMPORTÂNCIA DA INDIVIDUALIDADE DE CADA SETOR
Acreditar que todos os setores demandam a mesma atenção e o mesmo orçamento entre si, é um dos maiores erros que você pode cometer, e que podem (e vão) te manter cada vez mais longe de alcançar qualquer objetivo.
Pessoas diferentes e de diferentes setores também não podem contar com um mesmo valor de investimento, já que isso pode afetar, de uma maneira extremamente negativa, o resultado final da empresa.
3 – NÃO ENXERGAR NO ORÇAMENTO EMPRESARIAL, UMA ESTRATÉGIA
Muitas empresas encaram o processo orçamentário empresarial apenas como um planejamento financeiro. Mas ele é muito mais do que isso, e pode ser um dos responsáveis pelo sucesso ou fracasso dos seus objetivos.
4 – FOCAR DEMAIS EM SER PERFEITO
Outro grande erro das empresas ao criar um orçamento, é desejar uma perfeição simplesmente impossível de ser alcançada.
Essa busca desnecessária, ao contrário do que muitos pensam, tem muito mais possibilidade de trazer prejuízos e perdas, do que bons resultados.
5 – TER O ORÇAMENTO EMPRESARIAL APENAS COMO ANUAL
Tudo na vida está sempre em constante mudança, e por que então, sua empresa estaria estagnada por um ano inteiro?
Se você optar por acompanhar esse orçamento, poderá encontrar com muito mais facilidade erros que podem atrapalhar seus resultados. Mas, isso só será possível se você encarar o orçamento como uma necessidade contínua do planejamento da sua empresa, como algo que você faz trimestralmente, por exemplo, não apenas uma vez por ano.
CONCLUSÃO
Agora que você já sabe o que fazer e o que não fazer para obter o melhor do seu orçamento empresarial, dê uma atenção maior para este assunto.
Sua empresa merece os melhores resultados. Ter um BPO para a sua empresa é contar com um time especializado que vai oferecer um suporte mais detalhado da gestão financeira do seu negócio.
Caso queira saber mais sobre como funciona o trabalho de um BPO financeiro dentro da sua empresa, entre em contato com nossa equipe da 108 BPO.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!
E conte com a gente para tirar outras dúvidas sobre a gestão financeira para sua empresa.
Comentários