Um fundo de reserva para empresa, também chamado de fundo de emergência, é reserva financeira formada ao longo de um tempo que serve para cobrir despesas com eventuais imprevistos.

Por mais que sua empresa esteja prosperando, ela não é imune a imprevistos, certo? Um dos principais motivos para a falência de negócios é não estar preparado financeiramente para enfrentar situações diferentes dos habituais.

COMO CRIAR UMA RESERVA FINANCEIRA?

Comece criando um plano para criar a reserva financeira, organizando quantos meses é preciso para juntar o valor necessário. Analise despesas fixas e variáveis, como também as despesas anuais para saber o valor total que deve guardar.

EXISTE UM PASSO A PASSO PARA CRIAR UM FUNDO DE RESERVA PARA EMPRESA?

O valor que você vai destinar todo mês para formar o fundo de emergência para empresa não é uma escolha aleatória e nem pode sacrificar, por exemplo, o que precisa ser gasto para produzir e entregar os produtos e serviços na medida em que eles são adquiridos, o que, nem sempre, é possível prever com muita antecedência.

Fazer o fundo é para resolver eventuais problemas financeiros, não para criar novos. Então, siga três passos fundamentais para formar o fundo de reserva:

1º) Defina o valor da reserva da empresa – Apure o custo mensal para manter sua empresa aberta e calcule o valor do fundo de reserva.

2º) Defina quanto por mês será destinado para formar a reserva – Calcule a cada mês quanto irá para a reserva.

3º) Faça render o valor destinado ao fundo de reserva da empresa.

QUANDO POSSO USAR A RESERVA DE EMERGÊNCIA?

É preciso avaliar o momento interno e externo para saber em quais situações fazer o uso da reserva financeira. Pergunte-se: se é para a sobrevivência do negócio; se é para cobrir algum prejuízo; se é para manter um novo produto ou serviço, para poder tomar a melhor decisão.

ONDE INVESTIR O DINHEIRO GUARDADO?

Pensando em investimentos, a poupança sempre é a primeira lembrança, mas existem outras alternativas, já que o retorno dela depende da inflação e sua rentabilidade é bem baixa.

Existem rendimentos mais atrativos para a reserva financeira, como:

  • Tesouro Selic
  • CDB com liquidez diária
  • LCI e LCA com liquidez diária
  • Fundos de renda fixa
  • Fundos DI
CONCLUSÃO

Como vimos, uma reserva financeira é essencial para manter a continuidade de um negócio, independentemente do momento.

Pode ser que você não tenha condições de criar essa reserva imediatamente, mas não há desculpas para não começar a trilhar esse caminho.

E contar com a parceria de uma empresa especializada em BPO Financeiro é sempre uma boa opção!

Entre em contato com nossa equipe da 108 BPO para que possamos te auxiliar nesse fluxo de maneira confortável e lucrativa para o seu negócio.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!


(41) 99673-1685


contato@108bpo.com.br