
Se o setor financeiro é o coração de uma empresa, então é muito importante manter esse coração saudável e batendo. Não é mesmo? E para isso é muito importante sempre fazer um diagnóstico financeiro da empresa e entender o cenário do estado financeiro atual. Até porque ninguém quer ser pego de surpresa, certo?
Ter um diagnóstico financeiro bem feito abre portas para investir em oportunidades que irão garantir o crescimento da empresa. Oportunidades como por exemplo aquela oferta irrecusável que o fornecedor oferece para comprar em grande quantidade com o preço em abaixo da tabela. Se você não tiver o cenário atual financeiro bem claro, essa oportunidade pode ser um “tiro no pé”. Imagina investir nessa oportunidade e comprometer os recursos utilizados para pagar a folha de pagamento, consegue imaginar o caos?
É pensando em ajudar você a ter uma visão melhor da realidade do seu negócio que preparamos esse blog post. Diagnóstico financeiro: aprenda como fazer um para a sua empresa. E assim você será capaz de viabilizar novos investimentos em novas oportunidades. Então, boa leitura!
Abrindo a visão estratégica
Com o diagnóstico financeiro feito você irá conhecer os custos, despesas e receitas do seu negócio. Assim você clareia sua visão por meio de indicadores numéricos que te capacitam a traçar estratégias e metas claras para melhorar o lucro e os resultados da sua empresa.
Antes de começar a fazer o diagnóstico financeiro reúna todos os seus controles financeiros. Planilhas, anotações em papéis, extratos bancários e outros controles que você tiver.
Neste post você vai conhecer as principais estratégias para fazer um diagnóstico completo do setor financeiro da sua empresa. Confira quais são as sete estratégias:
Conheça bem de onde vem o seu faturamento
Determine um período de tempo que seja interessante para você, um trimestre, um semestre ou um ano, e conheça o quanto você arrecada naquele período. Analise essas entradas pelas principais fontes de recursos, identifique quais clientes pagam corretamente, quais clientes pagam mais, e quem ficou inadimplente. E os saldos a receber? Deixe tudo bem claro para você ter um panorama do cenário real do seu faturamento.
Essa análise é para você entender a dinâmica da sua fonte de renda, porque conhecendo bem seu faturamento você poderá potencializar ela por meio de outras ações estratégicas como ações de marketing e de fidelização de clientes.
Categorize seus custos e despesas
Caso seu acompanhamento financeiro não tenha categorias para os custos e despesas, já é um sinal de alerta vermelho para a saúde financeira do seu negócio. É muito importante identificar todas as suas despesas fixas e custos variáveis criando categorias para analisar as possibilidades de redução de custos.
É muito importante separar cada uma das suas despesas fixas para entender o quanto gastou com salários, aluguel, telefone, energia elétrica, água, entre outras despesas. Assim como criar categorias para seus custos variáveis como matéria-prima, custos de produção, fretes, impostos, comissões, entre outros custos.
E suas dívidas da empresa? Elas também são importantes para estarem contabilizadas, assim você terá uma visão clara do balanço final da saúde financeira atual. Isso tudo vai influenciar diretamente nas decisões e nas oportunidades que surgirem.
Comece sempre olhando para balanço final
Com todos os dados do período escolhido você pode avaliar se as receitas atuais e o saldo a receber é maior ou menor do que as suas despesas e dívidas, certo?
Estar sempre acompanhando esse balanço final te permite saber como anda a saúde financeira a qualquer momento, e isso te permite saber se é hora de investir, ou se é hora de encontrar estratégias para cortar gastos. Se aquela oportunidade que o fornecedor é a melhor hora de aproveitar ou não. Isso vai te dar autonomia para não agir por impulso, mas agir com sabedoria e frieza.
Determine metas e ações
Com o diagnóstico financeiro nas mãos, seja ele bom ou não, é hora de determinar metas e ações. Seja para retomada financeira, em caso de um diagnóstico negativo. Ou para tomada de ações de crescimento e expansão, em caso de um diagnóstico financeiro positivo.
Em qualquer um dos casos você deve aproveitar a visão estratégica do cenário atual das fianças da empresa para determinar oportunidades para redução de despesas e custos, seja no consumo de energia elétrica, ou na procura por um fornecedor com condições e preços mais atraentes.
Ter as metas e ações da empresa, dos funcionários, sempre alinhadas com a visão financeira é a melhor forma para tomar decisões estratégicas de crescimento.
Terceirize o setor financeiro
E por último, considere a estratégia de terceirizar suas finanças. Independentemente do seu cenário financeiro, existem boas oportunidades em formar parceria com um BPO financeiro e ter a garantia de que o seu setor financeiro estará saudável e gerando indicadores para te auxiliar nas tomadas de decisão a qualquer momento.
BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, ou terceirização dos processos de negócios. Quando voltado para o setor financeiro, o objetivo é contratar uma empresa especializada na função para garantir que os fluxos operacionais sejam executados com eficiência. Garantindo a integração dos processos dessa área da empresa.
E conte com nós da 108 BPO para tirar dúvidas sobre gestão financeira do seu negócio!
Comentários