
As projeções do PIB do Brasil em 2021 variam entre 2% a 4%, ou seja, temos um cenário otimista para este ano. Com a expectativa de retomada da economia e vacinação se acelerando é previsível enxergar um aquecimento na economia.
Mas de todo caso, independente de quando vamos sentir os efeitos da retomada, não adianta tomar ações quando ela estiver acontecendo. Temos que estar preparado o quanto antes para não perder as oportunidades que o mercado irá oferecer.
Pensando nessa preparação, separamos aqui 8 ações que sua empresa pode estar fazendo hoje para estar preparada, identificar oportunidades e aproveitar a retomada econômica. Boa leitura!
Antes, entendendo o cenário
O cenário atual fez com que muitas empresas passassem a utilizar as linhas de crédito e também começassem a reduzir salários e equipes. Por isso é importante redobrar a atenção aos processos da empresa. É sempre bom lembrar que uma gestão empresarial de sucesso depende de organização, planejamento e estratégia.
Em meio a esse cenário, muitos empresários podem se perguntar. Como agir de modo seguro e inteligente diante desafios atuais? Como vender mais na retomada da economia?
Você, com certeza, já deve ter ouvido falar que por trás dos momentos de crise estão chances imperdíveis para fazer acontecer. Concordamos nesse ponto, certo?
Vamos lá, observar os impactos da pandemia do Covid-19 nos modelos e hábitos de consumo pode gerar estratégias que irão funcionar como uma mola propulsora para o crescimento das empresas.
Então leia esse blog post e reveja o planejamento financeiro e de vendas da empresa para adaptar o seu negócio ao mercado. Afinal, os impactos do coronavírus foram significativos em praticamente todos os setores. Assim sendo, de qualquer forma alguns reajustes se fazem necessários mesmo que não sejam favoráveis à primeira vista.
1. Construa parcerias e aumente seu alcance
Desenvolver boas parcerias com outras empresas é uma forma rápida de melhorar a reputação, facilitar a captação de clientes e entregar mais valor ao cliente tornando sua empresa mais competitiva no mercado. Ajuda a economizar recursos para a realização de ações que poderiam exigir alto investimento se fossem feitas sem o apoio da parceria.
Além disso, é capaz de chamar um público diferenciado para conhecer (e, claro, comprar) seus produtos ou serviços.
Para encontrar o melhor parceiro, verifique se a empresa está alinhada com seus objetivos se é sua concorrente ou complementar, e é muito importante lembrar de ver se o público em potencial é o mesmo que sua empresa atende caso a parceria seja para compartilhar público para aumentar o alcance e gerar mais vendas.
Segue dois exemplos de parcerias:
- Empresas do mesmo segmento que complementam seu produto ou serviço;
- Empresas especializadas, que podem cuidar de setores que ficaram prejudicados como finanças, contabilidade, recursos humanos;
Encontrado a parceria ideal para o seu negócio, estabeleça em um documento todas as responsabilidades de cada parte envolvida para que possíveis conflitos sejam evitados.
2. Melhore o relacionamento com o cliente
Especialmente no momento de retomada da economia, é fundamental que sua empresa se mostre ainda mais perto do cliente. Mais importante do que vender, então, é saber se comunicar, ser flexível, gerar valor e agir com empatia.
Construir um relacionamento próximo vai ajudar seu negócio, inclusive, a identificar mais facilmente as mudanças de comportamentos dos consumidores. E, assim, se antecipar a futuras tendências que venham a surgir.
Você pode começar isso ao ter uma presença ativa nas redes sociais e ao oferecer conteúdo relevante para os consumidores em tempos de isolamento social.
Outra dica é instalar o WhatsApp Business para facilitar a comunicação com os clientes e se mostrar mais aberto a entender as necessidades deles. O aplicativo é útil não só como um meio de como vender mais, mas também para melhorar o atendimento e fidelizar seu público.
Por exemplo, é possível criar respostas automáticas, com isso você pode apresentar o seu negócio aos clientes assim que eles mandarem alguma mensagem. Além disso, você pode acompanhar as estatísticas da ferramenta, como o número de mensagens enviadas; de mensagens entregues; de mensagens lidas e de mensagens recebidas.
3. Digitalize sua empresa para vender mais
A transformação digital e o aumento das vendas online, sem dúvida, foram uma das principais consequências ocasionadas pela pandemia do coronavírus com a recomendação do isolamento social.
Se antes toda empresa deveria aproveitar o potencial da internet como estratégia de como vender mais, hoje isso se torna crucial. É uma questão de sobrevivência no mercado.
Crie um e-commerce ou passe a oferecer serviços de forma online, esses são alguns exemplos de como digitalizar seu produto ou serviço. E é uma adaptação mais do que necessária tendo em vista à nova realidade pós-pandemia.
4. Use a inteligência de dados
Para alcançar os clientes com mais assertividade e eficácia, é importante coletar informações valiosas sobre eles. Mais importante do que construir uma carteira de clientes, é alimentar sua base de dados.
A partir de informações de contato e histórico de vendas, fica muito mais fácil abordar as pessoas certas e vender mais. Esse é um passo fundamental para o sucesso de qualquer negócio diante da retomada da economia.
Para começar, basta adotar uma ferramenta de gestão da carteira de clientes como sistemas de CRM. Pesquisas comprovam que empresas que fazem uso dessas plataformas foram menos afetadas pela pandemia.
Mas é importante tomar cuidado. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), muita coisa está mudando no cenário de inteligência de dados. Para quem não sabe, A LGPD é a lei nº 13.709, aprovada em agosto de 2018 e com vigência a partir de agosto de 2020 e traz diversas exigências legais para a captação e cuidado com os dados.
5. Otimize a eficiência na gestão de estoque
Como o período de pandemia deixou muitos estoques parados, os custos diretos e indiretos ficaram maiores para a empresa. No entanto, com a previsão de retomada da economia, o momento exige mais atenção à gestão de estoque.
Equilibrar as quantidades armazenadas para manter o equilíbrio entre oferta e demanda é a principal forma de aumentar a eficiência do processo. Mas, é válido ainda, levar em consideração riscos como avaria, obsolescência e vencimento.
Uma gestão de estoque eficiente deve ser bem estruturada e produtiva, evitando desperdícios e incentivando uma gestão financeira saudável.
6. Revise e melhore o planejamento e a gestão financeira
Como o setor financeiro da empresa sempre é o primeiro a sentir os impactos de uma crise, deve ser acompanhado e controlado de perto.
Para melhorar seu planejamento e gestão financeira, comece por duas ações simples:
- Garanta um bom capital de giro para manter suas obrigações em dia e evitar prejuízos.
- Faça do controle do fluxo de caixa uma rotina da gestão financeira da sua empresa.
Saber quanto entra e quanto sai do seu caixa é primordial para fazer investimentos assertivos e manter um negócio lucrativo. Afinal, quando você consegue olhar todas as movimentações financeiras do seu negócio fica muito mais fácil identificar perdas e ganhos. Também ficam mais claros os pontos que precisam ser melhorados para garantir a saúde financeira.
Esse acompanhamento também é importante para traçar objetivos e fazer previsões realistas para os próximos meses. Basta levar em consideração o seu histórico.
A opção pele terceirização é interessante para a área financeira. A otimização da gestão leva à potencialização dos resultados. Por outro lado, os especialistas também podem focar a administração orçamentária, com o propósito de identificar oportunidades de novos investimentos, áreas de atuação ou diversificação de produtos. Caso queira saber mais sobre o assunto recomendamos ler o blog post: BPO Financeiro: Como saber se sua empresa precisa de um?
7. Fique atento à inadimplência dos clientes
Para estimular o crescimento da sua empresa, melhorar as finanças e também seu fluxo de caixa, redobre a atenção à cobrança dos clientes. Para fazer a cobrança de clientes e reduzir os índices de inadimplência, procure treinar os colaboradores e rever a abordagem.
Empatia e capacidade de comunicação são imprescindíveis. Contudo, fazer um contato amigável, com uma abordagem adequada e se mostrar compreensivo é essencial. Mostre que está disposto a encontrar uma solução interessante para ambos, sem esquecer, claro, de suas políticas de cobrança.
8. Invista em ações de marketing digital
Com mais tempo em casa, o uso da internet e das redes sociais cresceram como nunca antes visto. Logo, investir em marketing digital se tornou uma estratégia certeira para aumentar as vendas na retomada da economia.
Construa sua presença digital e nessa nova realidade você vai consolidar três coisas na sua empresa:
- Funil de vendas, de onde vem os novos clientes;
- Relacionamento com cliente e fidelização, o que seria o pré-venda e pós-venda;
- Branding, que é poder de criar valor de marca da sua empresa.
Mais barato do que o marketing tradicional, ajuda a fortalecer sua marca, gerar valor para o cliente e melhorar o relacionamento com os consumidores.
Conclusão
Não dá para esperar os efeitos da retomada da economia aparecerem para começar a se preparar. O momento da sua retomada é agora independente se o mercado já mostra resultados ou não. Esperamos que as nossas sugestões possam servir de inspiração para que você prepare o seu negócio para a retomada e o crescimento. Agora, você tem as informações que precisa para conseguir vender mais e alcançar melhores resultados.
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