
As empresas precisam focar no relacionamento com o cliente e praticar preços competitivos. É nesse contexto que a precificação de serviços é um elemento decisivo para bons resultados dos negócios.
Em uma venda a peça fundamental do processo é o cliente. Afinal, é ele quem decide o que quer, como quer e quanto quer desembolsar para ter acesso ao serviço. Ele faz uma avaliação de custo-benefício, comparando preços, por isso a precificação precisa ser justa e vantajosa.
precificar serviços se torna um diferencial para uma estratégia de marketing coerente, que visa a sustentabilidade no mercado e o equilíbrio financeiro.
A pergunta é: como chegar ao preço ideal?
Entenda as particularidades da precificação de serviços
No total, existem quatro características que influenciam na formação do preço de serviços.
– Intangibilidade: Por ser um serviço não é possível tocar, diferente de um produto.
– Perecibilidade: serviços não podem ser armazenados, devolvidos ou revendidos uma vez que foram utilizados e são utilizados durante um período definido.
– Variabilidade: a qualidade e a consistência dos serviços variam porque são entregues por pessoas.
– Simultaneidade: um serviço não pode ser separado do seu consumo.
Entender essas características é muito importante para compreender que a precificação de serviços é diferente da de produto. Agora, vamos começar a entender na prática como a formação de preço dos serviços funciona.
Conheça as formas mais comuns de precificar serviços
Não há regra para precificar serviços, existe uma variação de acordo com o perfil do seu negócio, e o ideal é que a forma de precificação seja adequada à sua estratégia.
Precificação com base nos custos:
Esse é o modelo mais simples e leva em consideração os custos necessários para que o serviço seja ofertado ao cliente. Nesse modelo fica difícil avaliar o tempo de um profissional.
Precificação com base na concorrência
Caso não consiga mensurar os seus custos, é possível fazer a precificação com base nos preços praticados pela concorrência. Empresas que estão começando podem encontrar dificuldade em competir com empresas de grandes marcas.
Precificação com base na demanda
Esse modelo afirma que o preço deve estar coerente com aquilo que o consumidor está disposto a pagar. Deve-se garantir que o valor cobrado esteja acima dos custos — caso contrário, o negócio deixa de ser viável.
Confira 3 boas práticas para o cálculo do valor do serviço
Calcular o valor do serviço não é algo muito fácil, mas existem práticas que facilitam essa tarefa. Reunimos 3 estratégias para ajudar vocês.
1. Cobre pelo valor da hora
Cobrar por hora é uma maneira simples e rápida de definir a questão, pois o mercado já está acostumado a esse modelo — a maioria dos profissionais são remunerados assim.
2. Cobre pelo pacote de serviços
Outra opção interessante é a cobrança pela disponibilização de um pacote de serviços. Assim, você cobraria um valor fixo para que o cliente usufruísse dele.
3. Utilize a combinação de preços
Nesse caso, você ofertará o serviço cobrando um valor por hora e disponibilizando um pacote.
Uma boa estratégia é observar o que seu cliente prefere e trabalhar em cima disso.
Agora vamos aprender as etapas para precificar os seus serviços.
Passo a passo para precificação de serviços da sua empresa
Depois de todas as informações apresentadas, é hora de aprender o passo a passo para precificar os serviços de sua empresa, tornando-a competitiva e apta a operar de maneira eficiente e produtiva.
Registre custos e despesas
O primeiro passo par precificar os serviços é identificar todos os custos e despesas que a empresa terá para atender às demandas de seus clientes com qualidade.
Importante registrar todos os aspectos, como mão de obra, equipamentos, marketing, suporte e matéria-prima. Com esses dados, você conseguirá chegar a um valor que cubra as despesas e gere lucro para o negócio.
Considere o valor que o cliente está disposto a pagar
Todo o funcionamento de uma empresa deve ser direcionado pelas demandas e preferências do consumidor. É preciso avaliar quanto ele está disposto a pagar e chegar a um valor que seja coerente para as duas partes.
Observe os preços praticados pela concorrência
Analisar o preço praticado pela concorrência é um ótimo indicador e termômetro de mercado. Por isso, você deve fazer uma pesquisa e observar se o seu valor está compatível e competitivo.
Lembre-se de que cobrar muito acima pode prejudicar o crescimento do negócio, mas praticar um preço muito abaixo da realidade afeta os seus lucros e a sua sobrevivência.
Considere o valor agregado de seu serviço
Um serviço tem diversos elementos agregados e isso deve ser considerado no momento da precificação. Por isso, depois de todas as análises anteriores, você precisa verificar a comodidade que o serviço dá ao cliente e a qualidade do atendimento e do serviço, por exemplo.
Vale a pena destacar que o consumidor contemporâneo está disposto a pagar mais por uma experiência diferenciada. Por isso, quanto mais eficiente é o serviço, melhor será o seu valor de mercado.
Considere a tecnologia a seu favor
Por fim, não há como deixar de aproveitar os benefícios da tecnologia no processo de precificação. Por exemplo, um sistema de gestão o ajudará a ter acesso a dados atualizados e confiáveis sobre os custos da empresa. Como resultado, o dimensionamento do preço é mais simples e rápido.
Caso tenha o hábito de utilizar planilhas manuais, é interessante investir em tecnologia. Além de reduzir o tempo necessário para executar as tarefas, a gestão da empresa se torna mais qualificada e segura.
Como aumentar o preço de um serviço?
Se você concluir que está na hora de aumentar os preços dos seus serviços, damos algumas dicas
Aumente os preços junto com seus concorrentes: se a concorrência está alterando a precificação de serviços, realizando aumentos, pode ser um sinal de que o mercado pode suportar essa alteração.
Não aumente os preços de uma vez: dar um grande salto na precificação de serviços pode fazer com que seus clientes deixem de procurar seu negócio. Uma boa prática é ir aumentando o preço aos poucos durante um ano (duas ou três vezes).
Não aumente o preço de todos os serviços de uma vez: por exemplo, um dentista pode aumentar os preços da limpeza, mas não de tratamentos mais específicos. Quanto mais discreto você for no aumento da precificação de serviços, menos os clientes notarão.
Conclusão
Aprendeu a realizar a precificação de serviços? Com essas informações você conseguirá precificar seus serviços de uma forma mais estratégica, justa e satisfatórias para seus clientes e para sua empresa.
Saber como definir preços de um serviço pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso do seu negócio. Não se esqueça que qualidade vem em primeiro lugar, entregue o que sua empresa promete.
E isso pode ficar ainda mais simples e ágil com a contratação de serviços de terceirização financeira.
Caso queira saber mais sobre como funciona o trabalho de um BPO financeiro dentro da sua empresa, entre em contato com nossa equipe da 108 BPO.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!
E conte com a gente para tirar outras dúvidas sobre a gestão financeira do seu negócio!
Comentários