As pessoas de modo geral têm maior facilidade em tomar decisões baseadas em valores emocionais.

Nossas emoções e como somos comandados por este sentimento determinam nossas ações. E elas por sua vez, transformam-se em novas emoções. E não é diferente em relação ao que decidimos no mundo empresarial.

Vamos entender mais neste artigo como o nosso lado emotivo precisa ser trabalhado para nos ajudar nos negócios.

CRENÇAS E COMPORTAMENTOS

O perfil comportamental e o histórico de outras tomadas de decisão terão impacto direto na forma como irá lidar com as decisões na sua empresa.

As crenças são pensamentos que você tem a respeito de si mesmo e maioria das crenças limitantes inicia com um não ou com algum sinônimo de negatividade e acabam por impedir que você tenha uma atitude positiva.

E por conta disso inconscientemente nos sentimos culpados por buscar uma situação confortável.

O QUE SÃO SABOTADORES?

Sabotadores – São aquelas frases que você diz para você mesmo e para mundo a respeito de você e de sua capacidade. Fortalecem sua crença limitante e te fazem crer em mentiras da sua mente.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SABOTADORES?

– Falta de Foco;

– Desmotivação;

– Procrastinação;

– Pensamentos Negativos;

– Crenças Limitantes.

Saber controlar as emoções, portanto, é fundamental na hora de tomar decisões e pode garantir um resultado mais positivo na hora de investir no seu negócio. Embora seja difícil para algumas pessoas controlar suas emoções em momentos importantes, algumas dicas podem auxiliar a decidir qual o melhor caminho a seguir.

DICAS PARA CONTROLAR AS EMOÇÕES E TOMAR BOAS DECISÕES

AVALIE

Uma dica fundamental e que vale para os momentos de tomar qualquer tipo de decisão é saber por qual motivo o investimento (de tempo, dinheiro, pessoas, material) está sendo realizado. Assim, é possível avaliar se este é um gasto que realmente vale a pena e se ele é condizente com suas metas e objetivos a longo prazo. Desse modo, você reduz as chances de tomar uma decisão por impulso.

PESQUISE

Outro ponto que deve ser muito bem analisado diz respeito às empresas com quem você está fazendo transações financeiras — seja um investimento ou uma compra simples. É importante que a organização seja de confiança e atenda às suas expectativas, de modo que o negócio realmente seja vantajoso para você.

PENSE COM CALMA

Um ponto em que as emoções podem atrapalhar uma boa decisão diz respeito aos investimentos. Isso porque, sem controle emocional, o indivíduo pode ser dominado pelo impulso e decidir algo que pareça vantajoso inicialmente. O ideal é pensar com calma e avaliar diversas situações e a longo prazo.

CRIE HÁBITOS FINANCEIROS

Outra forma de evitar que as emoções atrapalhem suas decisões é por meio da criação de hábitos que garantam um bom uso dos seus recursos, controle dos gastos e reavaliação das decisões sempre que necessário.

O mundo está passando por diversas mudanças, e mesmo quem já está no mercado há muito tempo, tem se questionado sobre quais são os impactos dessas mudanças sobre o negócio.

Todas essas preocupações e incertezas podem prejudicar você e o modo como gerencia seu negócio. Olhar para si mesmo e conseguir compreender os próprios sentimentos é algo fundamental no processo de desenvolvimento de competências.

BENEFÍCIOS DE TRABALHAR A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Aumentar a inteligência emocional traz diversos benefícios que são percebidos ao longo do tempo. Entre eles estão:

– Aumento da autoconfiança;

– Diminuição do estresse e preocupações

– Melhora a satisfação no trabalho

– Lida melhor com frustrações;

– Melhorar as relações interpessoais;

– Aumenta a compreensão dos outros

– Melhora a aptidão;

– Não criar expectativas.

Lide com os sentimentos de uma maneira saudável e construtiva, isso ajuda na sua capacidade, eficiência e eficácia no mundo dos seus negócios e consequentemente trará melhores resultados.

O sucesso na vida profissional e pessoal depende muito de quão bem você está emocionalmente e de quão sadias são as relações que construiu ao longo da sua trajetória.

É fato que para desenvolver essa competência é preciso muito esforço, disposição e dedicação, mas com certeza vale muito a pena! Dedique-se.

CONCLUSÃO

 Para ser um empreendedor de sucesso, sem dúvida você precisa de informação de qualidade e conhecimentos básicos sobre várias áreas, além de algum dinheiro para começar, é claro. Mas ter um bom equilíbrio emocional e saber usar as nossas armadilhas mentais a nosso favor podem ajudar e muito na hora de tomar boas decisões empresariais.

Por isso, você pode contar a nossa equipe da 108 BPO Financeiro! Nós temos uma equipe altamente qualificada e preparada para te ajudar!

Afinal, estamos falando de uma das partes mais importantes para o sucesso e te ajudamos a tomar as decisões financeiras com inteligência emocional.

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