Se uma empresa deseja que o cliente volte é preciso investir na satisfação dele. E se você descobrisse que está se dedicando às prioridades erradas no seu negócio?

Esse é o caso de muitos empreendedores que só pensam em atrair novos clientes quando deveriam considerar maneiras de fidelizar os que já têm.

Fidelizar clientes é tão importante quanto conquistar novos clientes. Entenda como isso impacta seu negócio e como fidelizar clientes!

O QUE É FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES?

A fidelização de clientes é um processo de retenção dos clientes já conquistados. A base dessa estratégia é a confiança entre cliente e empresa, criada por meio de um atendimento diferenciado e produtos e serviços de excelência.

POR QUE É TÃO IMPORTANTE FIDELIZAR CLIENTES?

Estudos comprovam que o cliente fiel compra mais e compra de novo. Esse aumento do ticket médio acontece porque a pessoa já criou empatia e confiança com a marca, muitas vezes através do relacionamento com o atendimento, e por isso está menos suscetível a preços.

Além disso, podemos citar ao menos 4 bons motivos pelos quais a fidelização deve ser uma das prioridades do seu negócio, e envolver todos na empresa:

A) FIDELIZAR É MAIS BARATO DO QUE CAPTAR CLIENTES

Fidelizar clientes é tão importante quanto captar novos clientes. Aliás, acredita-se que a fidelização é até mais importante, já que os custos para reter um cliente já conquistado podem ser até cinco vezes menores do que os investidos em conquistar um novo consumidor

B) CREDIBILIDADE POR INDICAÇÕES

Uma das grandes vantagens de fidelizar clientes é a possibilidade de ver seu negócio sendo recomendado de forma espontânea, o que traz inúmeros benefícios, como o aumento da credibilidade da marca, a conversão de novos compradores e a economia com gastos em publicidade e mídia paga.

C) TENDÊNCIA A COMPRAR CADA VEZ MAIS

Estudos comprovam que um cliente fidelizado tende a comprar até 67% mais do que novos consumidores.

O resultado dessa prática é a elevação do ticket médio da empresa, o que impacta positivamente na lucratividade do negócio sem exigir gastos extras com expansão da base de clientes.

D) PREVISIBILIDADE DE FLUXO DE CAIXA

Por fim, ter clientes que sempre consomem o produto ou serviço de uma marca possibilita a criação de uma previsibilidade de fluxo de caixa. O que isso significa?

Significa que sua empresa passa a ter um rendimento fixo mensal, com o qual pode contar para fazer novos investimentos e direcionar novas estratégias.

CONCLUSÃO

Agora que você já viu que o processo de venda não termina com a entrega do produto para o seu cliente e que é fundamental garantir que esse cliente volte a fazer negócios com a empresa.

Invista mais na fidelização dos seus clientes, isso faz diferença nos resultados do seu empreendimento.

Mas se você tiver dúvidas sobre como fidelizar clientes, entre em contato com as pessoas especializadas no assunto.

A equipe da 108 BPO está disponível para te ajudar e tirar outras dúvidas sobre a gestão financeira do seu negócio!

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